Frequently Asked Questions

O que é um domínio?

Cada computador ligado à internet é identificado de uma forma única, através de um endereço IP, que é utilizado para as máquinas comunicarem entre si.

Os endereços IP são perfeitamente apropriados para os computadores, mas não são facilmente memorizáveis e os utilizadores que trabalham em ambientes com um maior número de máquinas querem ser capazes de identificar as máquinas através de símbolos significativos.

Foi neste contexto que surgiu o conceito de serviço de domínios para identificar os computadores de uma forma única e simples através de nomes.

Um domínio é um nome que identifica uma pessoa ou uma organização na Internet.

Por exemplo, o nosso domínio é "nqda.pt".
O domínio é composto por duas parte separadas por um ponto.

A primeira parte é o nome em si, sendo que a segunda parte corresponde a uma sigla que indica uma Area Geográfica ou o tipo de actividade.

Por exemplo: .pt está para Portugal, .it para Italia, .com para actividades comerciais, etc.

Um endereço de internet, por padrão, junta normalmente o prefixo www (www: World Wide Web) ao domínio.
No nosso caso www.nqda.pt


Domínio não é alojamento

Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento. No entanto são realidades diferentes.

O alojamento de um site web é efetuado num servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP.

Este processo é independente dos nomes de domínio e o acesso aos conteúdos pode ser efetuado indicando apenas o endereço IP deste servidor web.

Como o endereço IP é difícil de memorizar, o sistema de nomes de domínio permite atribuir um nome a esse endereço IP, serviço este que é fornecido por um servidor de nomes.

Mas o serviço de resolução de nomes de domínio não é utilizado apenas para o acesso a sites web. A sua utilização é tão vasta como a inúmera quantidade de serviços presentes na Internet, nomeadamente, e-mail, messaging, peer-to-peer, video-difusão.


 Last updated Mon, 29 August 2016 12:24

Please Wait!

Please wait... it will take a second!