Hospital Particular Viana do Castelo

Qual é o objectivo para o novo site do Hospital Particular de Viana do Castelo?

O Hospital Particular de Viana do Castelo pretendia renovar a sua presença online no sentido de atualizar a informação institucional, divulgar conteúdos de interesse através de uma área de publicações, promover a interação com os utentes e criar um meio alternativo de receber marcações para exames que até então congestionava as linhas telefónicas.

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O que fizemos para atingir esse objectivo?

Tudo começa com um debate com o cliente a fim de compreender os seus problemas e necessidades de modo a obter informações suficientes para delinear a estratégia a seguir e consequentemente definir a estrutura de páginas do website, no sentido de organizar e hierarquizar a informação para que a maioria das pessoas a compreenda rapidamente.

Durante as reuniões com os responsáveis percebemos que uma grande parte dos utentes não estava consciente que o Hospital tinha um leque tão vasto de especialistas e especialidades, o que nos levou a evidenciar e transmitir estas especialidades, obrigando o utilizador a confrontar-se com elas de forma frequente, tomando conhecimento que estas são praticadas no Hospital.

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A criação de novos conteúdos, tanto a nível de imagem como de texto foram outro aspecto extremamente relevante. A produção destes conteúdos foram essenciais para compreender a mensagem a transmitir em cada página e só após a conclusão deste ponto se reuniram as condições necessárias para que a equipa de design desse início ao seu trabalho.
A primeira fase do desenho passou por explorar várias ideias e grafismos – capazes de cumprir os objectivos propostos assim como a estratégia e posicionamento delineado para o novo website do HPVC – a linha gráfica a adoptar tornou-se mais evidente e consistente ao longo do tempo, tendo amadurecido o suficiente para se avançar no desenho completo do layout.

Após a conclusão do layout, passamos para a construção de um protótipo navegável onde conseguimos, com alguma eficácia, antever problemas de usabilidade e aperfeiçoar alguns pormenores de desenho do site, antes de este ganhar vida através das mãos dos programadores. Nesta fase o envolvimento do cliente é essencial, dando feedback precioso assentes na sua experiência, conhecimentos, expectativas e visões. Todos os ajustes necessários são levados a cabo e é obtida a aprovação do cliente assim que este estiver satisfeito com o trabalho realizado podendo-se então avançar para a fase seguinte do desenvolvimento de um website, a programação.
Durante o período de trabalho da equipa de desenvolvimento, são disponibilizadas várias ferramentas que permitem a toda a equipa participar na introdução de conteúdos. Este passo, de extrema importância, visa garantir a utilização de conteúdos reais para que não sejamos apanhados de surpresa no momento de colocação do site online.
Os testes funcionais são levados a cabo pelos vários elementos e sempre que possível, por elementos externos às entidades envolvidas. Estes testes são realizados em vários dispositivos (smartphones, tablets e desktops) garantindo que a qualidade do trabalho final cumpre as expectativas e para que o website esteja apto a ser divulgado e utilizado pelo público em geral.

Quais eram as dificuldades existentes no anterior site?

As principais dificuldades do antigo website prendiam-se com a actualização dos conteúdos através de um backoffice Joomla de difícil gestão, condicionado ao tema anteriormente selecionado e ajustado à marca do HPVC. As imagens e textos existentes estavam desatualizados e não transmitiam a atual capacidade do Hospital tanto em questões de infra-estruturas como em equipamentos e corpo clínico. Na navegação, principalmente em dispositivos móveis, o site anterior apresentava bastantes limitações, uma vez que este não havia sido construído para se adaptar às variadíssimas resoluções de ecrãs que preenchem o nosso quotidiano.

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Quais eram as dificuldades existentes no anterior site do Hospital Particular de Viana do Castelo?

O novo website veio contribuir para criação de um aspeto visual mais contemporâneo, uma navegação mais fluída e intuitiva que facilitou o acesso aos conteúdos de interesse, e sobretudo a possibilidade de edição dos conteúdos por parte da administração que ganhou liberdade e autonomia para gerir o seu website. A marcação de consultas e exames online são também uma mais valia, quer para o utente quer para o Hospital, no sentido em que permite ao utilizador fazer uma marcação remotamente sem o congestionamento constante das linhas telefónicas, procurando optimizar a eficiência dos processos internos do HPVC.

Que opções tomadas ao nível do design beneficiam o objectivo do cliente ou a usabilidade do site?

A nível de design devemos ter em conta a estratégia definida, a arquitetura da informação e a disposição dos elementos segundo uma hierarquia bem definida, para que o utente consiga perceber imediatamente aquilo que é mais importante. Neste caso, num primeiro momento, destaca-se um botão de acesso às especialidades e um botão para realizar marcações online.

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O acesso às especialidades é feito através de uma lista, onde o utilizador é confrontado com as especialidades existentes e com um sistema de pesquisa que lhe permite encontrar rapidamente aquilo que procura introduzindo apenas os primeiros caracteres da especialidade.

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Durante o processo de marcação online o utilizador é encaminhado para uma nova página, desenhada para que o utente se foque no preenchimento do formulário, ficando tudo o resto escondido, incluindo o menu. Este formulário está dividido em três simples passos, organizados pela tipologia de informação, tornando-se fácil e rápido de preencher.

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A opinião do cliente sobre o trabalho realizado.

“Considero que este novo website tem várias vantagens em relação ao anterior, desde a imagem (fotos de boa qualidade), à possibilidade de marcação de consultas e exames, entre outros. O facto de termos a possibilidade de receber mensagens de dúvidas dos utentes é uma maior valia, bem como toda a informação visualizada no site (nome de médicos, descrição exaustiva das especialidades, lista de exames,…).”
Alexandra Araújo, Departamento de Qualidade e Manutenção do HPVC

Próximos passos?

Acreditamos que foi dado um passo enorme, mas o trabalho ainda agora começou. Daqui em diante, é preciso dar continuidade à manutenção do website tanto na atualização de conteúdos como na incrementação e optimização de funcionalidades que facilitem o trabalho da administração e a navegação do utilizador.

Erica Direito
ericadireito@nqda.pt

UI/UX designer @ NQ Digital Agency