HEIF e JPEG

Com o lançamento dia 19 setembro do iOS 11 os utilizadores de iPhone passarão a fotografar no formato HEIF em vez do tradicional JPEG. As fotos passaram a ser comprimidas em HEIF, este formato consegue, segundo anunciado, poupar em 50% o tamanho de uma imagem em JPEG e tendo uma melhor qualidade. Com esta alteração, teoricamente, poderemos armazenar o dobro das fotografias no nosso iPhone.

O que é o HEIF?

HEIF é a sigla para High Efficiency Image Format ou em português, Formato de Imagem de Alta Eficiência. O HEIF é baseado no HEVC (High Efficiency Video Compression)ou H.265 que já é usado nós novos iPhone. Este formato é da autoria do grupo MPEG que também é responsável pelo formato AAC usado no iTunes.

Primeira câmara fotográfica que não usa JPEG?

São precisos recuar 25 anos para encontrar uma grande câmara fotográfica que não usa JPEG para captura de fotos. Muitas das câmaras fotográficas de hoje em dia até já permitem a utilização do formato profissional, RAW (cru) este formato mantém as fotos não processadas e não comprimidas, o que possibilita uma maior capacidade de edição da foto, contudo, no que toca a fotos comprimidas o formato JPEG é o mais usual. Isto foi verdade nos últimos 25 anos desde que a fotografia digital e o formato JPEG foi inventado. Atualizando para o iOS11 e começando a usar o novo formato significa que poderemos guardar mais memórias nos nossos iPhones. Isto é uma boa notícia, e com o incremento de qualidade das imagens e videos (4k é cada vez mais o standard para video) significa que iremos ficar mais facilmente sem espaço e esta alteração poderá minimizar esses efeitos.

HEIF e os Webistes desenvolvidos pela NQ

Apesar os efeitos notórios na capacidade de armazenamento dos iPhones, a nível Web não será bem assim o site continuaram a ter por pre-definição o formato jpeg como standard pelos menos será essa a tendência ainda em 2018.
Entretanto poderá ver aqui um comparativo entre imagens em HEIF e JPG.

 

Fontes: Apple, 9to5Mac

Tags:
Carlos Lourenço
carloslourenco@nqda.pt

Gestor de Projectos @ NQ Digital Agency.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.