Por uma internet mais segura

Desde o dia 31 de Janeiro de 2017, os browsers Google Chrome e Firefox passaram a mostrar a informação “Não seguro” em websites que não tenham certificados SSL, ou seja, os websites que sejam acedidos por http:// em vez de https://. Esta medida foi prevista há algum tempo e está implementada desde a versão 56 do Google Chrome.

O que é o https?

https é a versão segura do http, protocolo que transporta os dados entre o teu browser e o website. O ‘s’ no fim do https significa secure, ou seja, as comunicações feitas entre o visitante e o seu website são encriptados.

https é geralmente usado para proteger comunicações de dados confidenciais ou sensíveis, como por exemplo em e-banking e e-commerce.

 

Porque é que esta medida é importante?

É uma das estratégias da Google em criar uma web mais segura e tentar que todos os websites passem a ser disponibilizados em protocolos seguros (SSL). O Google Chrome é usado por mais de 50% de toda a população mundial, daí o grande impacto desta medida

A importância do SSL no SEO

Desde Agosto de 2014, o Google começou a ter em conta o facto de um website usar ou não https como critério de ranking.

Ter um website seguro é agora, segundo o Google, um critério muito importante para a classificação e posicionamento nos motores de busca e considerado uma boa prática de SEO (optimização para motores de busca).

 

Para adquirir um Certificado de Segurança preciso também adquirir um IP Dedicado?

Não, no entanto a aquisição de um IP garante melhores resultados na entrega de email, uma vez que fica com um IP dedicado ao seu domínio.

 

Como posso encriptar o meu website?

Caso tenha um serviço de alojamento connosco poderá entrar em contato via email ou por telemovel para 965065789

Photo Credit ©James Sutton

Carlos Lourenço
carloslourenco@nqda.pt

Gestor de Projectos @ NQ Digital Agency.