©Arménio Belo

Tradição e Inovação de braço dado no desfile da Mordomia

Desenvolvemos uma solução web que simplificou a inscrição de mais de 600 pessoas, para a Mordomia da Romaria da Sra da Agonia.

Fundada por quatro jovens em Viana do Castelo, a NQDA é hoje uma Agência Digital especializada em comunicação, design e desenvolvimento web. O projeto nasceu da vontade de criar oportunidades para ficar nesta cidade cheia de tradições, costumes e boa gente.

©Rui Manuel Fonseca / Global Imag
©Rui Manuel Fonseca / Global Imag

Foi desta ligação criada com a cidade de Viana do Castelo que surgiu, desde há muito, a vontade de acompanharmos de perto a Romaria da Senhora da Agonia. Para a NQDA, tudo começou com uma ação de marketing com o mote que se tornou viral ao longo destes anos “Seria uma agonia não celebrar a romaria”.

Este ano a fasquia foi elevada. O primeiro desafio prendia-se com a otimização do processo de inscrições para o Desfile da Mordomia, e o segundo com a superação do número de mulheres inscritas neste desfile.

O Desfile da Mordomia é um evento em que as comissões de festas (mordomos da festa), acompanhados por raparigas e mulheres que envergam trajes ricos da freguesia (trajes de lavradeira e de mordoma), desfilam na cidade para anunciar as festas e ao mesmo tempo apresentar cumprimentos às autoridades civis e religiosas.

Vestindo com orgulho o traje, algumas das participantes chegam a trazer ao peito cerca de 3 quilos de ouro.

Descrição do problema:

  • Em 2017 as inscrições eram feitas presencialmente no museu do traje;
  • As participantes com residência no estrangeiro, tinham de pedir a familiares que fossem inscrevê-las;
  • Notava-se grande dificuldade em avaliar se o traje era usado convenientemente;
  • Processo de inscrição era feito com preenchimento em papel e necessitava um enorme esforço da organização em transcrever e processar todos os dados para formato digital, nos poucos dias que antecediam a grande data.

 

A solução foi desenvolvida como forma a colmatar estes problemas. Após a sua programação, foi criado um focus group com várias mulheres de várias idades e estratos sociais em que lhes foi pedido um primeiro teste à plataforma. Os resultados do primeiro teste não poderiam ser melhores: tanto o cliente como as participantes estavam satisfeitos não havendo problemas de maior relevância registados.

O lançamento oficial ocorreu a 16 julho e, com a primeira centena de inscritos logo nos primeiros dias, apercebemos-nos que existiam algumas inscrições duplicadas e alguns emails inseridos erradamente.

Ao que pudemos apurar, apesar de ser enviado um email de confirmação do envio da inscrição e de estar explícito que a mesma iria ser validada pela equipa da Viana Festas, algumas pessoas esperavam receber de forma imediata a confirmação de inscrição no desfile.

No decorrer dos dias, percebia-se a forte afluência de inscrições no desfile da mordomia e assim, decidiu-se abrir excecionalmente mais dias de inscrição através da plataforma.

Chegado o dia do evento tudo correu como planeado, com alguns pequenos imprevistos relacionados com a afluência de pessoas, mas que prontamente foram resolvidos pela equipa da NQDA que esteve presente no local, precisamente para dar esse apoio e conseguir obter feedback in-loco de utilização tanto por parte da organização como pelos participantes, que pela primeira vez este ano experienciaram esta novidade no que às inscrições diz respeito

Foi uma tarde bastante enriquecedora onde pudemos deliciar-nos com a notória satisfação do nosso cliente e de todos os envolvidos.

Mais valias identificadas:

Pela Organização:

  • Acompanhamento analítico em real time;
  • Simplificação da gestão da informação;
  • Processo de validação extremamente ágil;
  • Processo de check in rápido via QRCode.

 

Pelas Mordomas:

  • Processo totalmente online, sem necessidade de deslocação;
  • Formulário de participação simplificado;
  • Naturalmente, por ser um processo online, disponibilidade horária;
  • Processo de check in rápido via Qrcode, apenas foi preciso imprimir
Qr code mordomia
Leitura qr code

Foi com sucesso que cumprimos ambos os objetivos que nos eram propostos.

Com as inscrições online o trabalho da Viana Festas tornou-se muito mais organizado e simplificado. Quanto ao número de participantes, se em 2017 participaram 510 mulheres, em 2018 o número subiu para 636.

Ferramentas e tecnologias usadas:

Design UI/UX – Sketch, Invision e Zeplin
Desenvolvimento – Laravel, React e Webpack

Imagem de Destaque: © Arménio Belo

Carlos Lourenço
carloslourenco@nqda.pt

Gestor de Projectos @ NQ Digital Agency.